img-feed img-feed-email

Edson Gomes

Nascido em Cachoeira, a 120 km de Salvador, Edson Gomes pensava em ser um craque de futebol. Aos 16 anos, porém, a tendência musical foi mais forte e ele abraçou a carreira artística, ao ganhar o 1º lugar em um festival estudantil do colégio estadual de sua cidade natal. A música era "Todos Devem Carregar Sua Cruz". As dificuldades do inicio da carreira fazem o jovem Edson Gomes abandonar os estudos e lançar-se no mercado de trabalho.
Edson parte para São Paulo em 1982 e se emprega no setor de construção civil. Paralelamente, o cantor tece seu caminho musical: grava um compacto simples, como melhor intérprete do Festival Canta Bahia, e um outro pelo Troféu Caymmi, quando ganhou com a musica Rasta.
Seis anos depois, em 1988, gravou o disco Reggae e Resistência, de onde saiu seu primeiro hit nacional: a romântica Samarina. Nesse trabalho já estava delineado seu estilo: um roots reggae engajado, profundamente inspirado por Bob Marley e Jimmy Cliff. Foi o primeiro disco lançado pela EMI (Electric and Musical Industries Ltd).
Em 1990, lança seu segundo disco, Recôncavo. Em 1992, sai o terceiro LP, Campo de Batalha. O sucesso se espalha pelo Nordeste e pelo Brasil. Em 1996, Edson abre o show de Alpha Blondy em Salvador, realizado no Costa Verde Tênis Clube, onde tocou para quase 22.000 pessoas que cantaram suas musicas. Foi o maior evento de reggae do ano na Bahia.
O quarto disco, "Resgate fatal", chega em 95, com sucesso absoluto de vendas e de rádios, emplacando a canção Isaac. Apocalipse, lançado em 1999, traz músicas contundentes como Camelô (Edson Gomes / Zé Paulo Oliveira), O país é culpado e Apocalipse (também do autor); porém, Edson explora seu lado romântico em canções como Perdido de Amor (que chegou a ser gravada pela Timbalada), Amor Sem Compromisso, Me Abrace e outras. Seu mais recente álbum foi lançado no ano passado e se chama "Acorde, Levante e Lute".
No mesmo ano de 1999, Edson deixa a gravadora EMI, que resgata os sucessos antigos do reggaemen, lançando-os na coletânea dupla Meus Momentos, com grande aceitação do público.
O cantor tem uma legião fiel de seguidores, devido aos dramas sociais do cotidiano, embora não tenha uma grande fama nacional, devido a suas críticas a vários setores da sociedade. Em 2001, lançou seu primeiro disco independente, Acorde, Levante e Lute.
Seu trabalho mais recente é Ao Vivo em Salvador, seu primeiro CD e DVD ao vivo, registro de um show no parque aquático Wet'n'Wild de Salvador, Bahia, em dezembro de 2005

Christoper 10

Christoper 10
Criador do Blog

Visitantes

Contador de visitas

Posts Recentes

Comentários Recentes

O REI Marley dizia em uma de suas canções uma coisa boa:Na música,quando ela te atinge, você não sente dor... As pessoas que estão a tentar fazer deste mundo pior, não tiram dias de folga. Como eu poderia?. Iluminen a escuridão... " Amo a liberdade, por isso as coisas Ki amo deixo-as livres. Se voltarem é purke as conquistei Se não voltarem é purke nunca as tive... "Podem falar de mim por tráz... essa éh uma prova deque estou sempre na sua frente..."

Perter Tosh

Perter Tosh
O homem que representava a própria voz da consciência reggae. Sua missão era "despertar a mentalidade dormente do povo negro de forma construtiva", E NÃO SÓ ISSO, Peter Tosh com suas letras e rebeldia, conquistou o mundo do reggae e até hoje suas letras mostram as realidades das maldades que o homem faz

Coming In From The Cold

[link=http://www.musicas-especiais.com][red]Bob Marley & The Wailers - Coming In From The Cold[/red]
Envie músicas para seus amigos do Orkut!
[/link]

dançando o reggae

Bob Marley

Powered By Blogger

sinta a liberdade ouça um reggae

O rei

 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Reggae | Por Templates para Você